terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Melancolia

Desde que eu era pequena ouço minha mãe dizer que a família da minha avó sofre de depressão. Eu não conseguia entender onde estava tal depressão, pois quem conhece sabe que minha família é bem-humorada, alto astral e divertida.

As festas e confraternizações que reuniam a família inteira eram uma alegria só. Pessoas rindo, brincando, conversando, uma algazarra que só vendo! Sempre lembro das festas de final de ano, que eu aguardava ansiosamente assim que começava dezembro.

Daí que semana passada morreu um irmão da minha avó. Suicído. Enforcamento. Queria dizer que foi um choque, e realmente teria sido, caso uma irmã dela não tivesse feito o mesmo em junho desse ano.

Dessa vez, não fiquei tão abatida. Para mim, ele era um parente distante, daqueles que a gente vê poucas vezes na vida e não sabe dizer muita coisa sobre a pessoa. Com tia Corina (esse era o nome dela) apesar de também não ter muito contato, foi diferente, porquê os filhos dela são pessoas mais próximas, de quem eu gosto muito.

Toda morte traz pesar, angústia e tristeza, mas o suicídio de bônus sempre vem com um sentimento de incredulidade e culpa naqueles que ficaram. É algo muito cruel de se fazer com aqueles que te amam.

Ontem foi o aniversário dessa minha avó e ela, que nunca comemora mesmo a data, esse ano teve ainda menos o quê comemorar.

Sei que ela não vai ler esse blog, mas mesmo assim, fica o desejo de felicidades e a certeza de que dias melhores virão. Vovó, eu te amo!

Nenhum comentário: