sexta-feira, 27 de março de 2009

"Por trás dessa lente também bate um coração"

Pra quem não sabe, estou temporariamente usando óculos. Temporariamente foi uma palavra escrita pela minha fé inabalável na medicina (drama, drama!), uma vez que desde novembro do ano passado, quando tive a primeira crise de irritação ocular, meus lindos olhinhos (cada vez mais) míopes não aceitam tão bem as minhas queridas lentes de contato. Vira e mexe eles irritam de uma forma que fica simplesmente impossível usá-las.

Me estressei, me preocupei e segui uma intensa peregrinação na busca da resolução do problema, que envolveu:
  • consulta de urgência com um clínico geral +
  • outra (também de urgência) com um oftalmologista em Natal +
  • 4 consultas com a minha oftalmo de sempre +
  • consulta com uma contactóloga +
  • visita à ótica onde comprei as lentes +
  • ligação ao fabricante (UFA!)

Só faltou fazer simpatia, promessa, acender uma vela pro Santo e rezar, mas eu não estava tão desesperada assim. Sei que depois disso tudo, ainda continuei tendo irritações, que combati com muito, muito, muito colírio e um intervalo usando óculos entre a troca mensal das lentes antigas pelas novas. Daí, consegui marcar uma consulta com uma oftalmo que tinha boas referências. Em fevereiro, quando liguei, só tinha horário pra maio. Por sorte, milagre ou destino, alguém desmarcou e consegui uma consulta pra março.

Na consulta, narrei toda a peregrinação envolvida, ela me examinou e deu o veredicto: o problema é simples, banal, não preciso me preocupar. Mas (sempre tem um mas...) é muito chato de tratar, pq pode ocorrer a qualquer momento e não há muito o que se fazer. Daí ela me passou 2 colírios e pediu pra retornar depois.

Conforme descobri essa semana, os colírios são manipulados, sem conservantes e precisam ficar na geladeira. Um deles deve ser pingado 4x ao dia e o outro de 8 a 10x, mas sempre separados, com um intervalo de 20 ou 30 min entre eles.

Pois bem, comecei o tratamento hoje: levei para o trabalho e guardei na geladeira da copa, que fica em um canto da sala. Acontece que eu sento no extremo oposto o que me levou a andar muito (a sala é grande): primeiro, da minha mesa à copa e, visto que eu tenho uma inabilidade em pingar colírio em mim mesma e que é praticamente impossível eu me comportar ao ponto de outra pessoa conseguir, eu tinha que ir até o banheiro pingar lá, usando minha técnica pessoal especialmente desenvolvida para pingar colírio. Depois, voltava à copa, guardava na geladeira e ia pra mesa.

Considerando o modo de usar de cada colírio, calculo que fiz esse trajeto 8x vezes. Como eu preciso fazer isso por mais 3 semanas, imagino que ao final do tratamento eu vou ter completado alguns quilômetros de caminhada. Tô começando a achar que era melhor ter a feito logo a diacho da promessa...

2 comentários:

Ivete Mota disse...

0Clara, lindinha...
Que maratona, hein?
A continuar assim, nem vai precisar mais ir à academia.Acho que vai matar dois coelhos com uma só cajadada.
Pois é... aqui estou eu visitando o seu blog.(antes tarde do que nunca). Parabéns! Está lindinho. Tem um estilo todo seu.
Saudades.
Beijos da mamys.

Conceição Oliveira disse...

Oi Clarisse, olha. Sua mãe está caducando tanto... e ababacada com o seu blog, parabéns tá! bjão, Deus te abençoe!